terça-feira, 10 de dezembro de 2013


(Atom Heart Mother)

01. Atom Heart Mother.
02. If
03. Summer ‘68
04. Fat Old Sun
05. Alan’s Psychedelic Breakfast 

-

"Atom Heart Mother" é a faixa que abre o álbum homônimo. A faixa é, na verdade, uma combinação de várias partes instrumentais (o que explica o fato de ser uma suite), cada uma visivelmente independente da outra, mas todas ligadas por uma ideia central.
Antes da gravação em estúdio, era tocada em apresentações ao vivo, com o nome de "The Amazing Pudding" ("O Incrível Pudim").
A música é a maior gravação contínua da banda com 23 minutos e 44 segundos, sendo alguns segundos maior que a faixa Echoes, do álbum Meddle, de 1971. Shine On You Crazy Diamond é maior que Atom Heart Mother apenas se unidas suas nove partes, que estão separadas no disco Wish You Were Here, de 1975.

A suite é dividida em seis partes, sendo elas as seguintes:

*Father's Shout (00:00)
Tema da música. Começo em fade in com metais, que logo se encorpam e dão origem ao riff que é tema principal da música, com guitarras, percussão, teclados e baixo (além dos metais do início).

*Breast Milky (02:50)
O tema é seguido por uma seqüência com riffs de baixo, teclado e violoncelo, que é bem calma no começo e depois abre espaço para um solo de guitarra, acompanhado de metais. Solo este que é um dos mais bonitos solos executados por David Gilmour como guitarrista do Pink Floyd.

*Mother Fore (05:23)
Mother Fore começa após a súbito término do solo da segunda parte. Entra então uma coro de vozes, acompanhado de um calmo riff de baixo ao fundo. Estes logo se fundem à percussão que contribui para encorpar o coro, tornando-o mais intenso até que todos cessam calmamente e são seguidos de um órgão que dá abertura à próxima parte.

*Funky Dung (10:13)
Funky Dung é um tipo de jamming em que se destacam o solo de guitarra de Gilmour e o órgão de Rick Wright. Um dos pontos altos da suite. O solo de guitarra cessa e o jamming agora conta com uma interessantíssima parte do coro, em que se pode ouvir palavras como "Tea, toast, coffee, yeah! Sa sa sa sa sausage, rrrrroast beef" ("Chá, torradas, café, yeah! Sa sa sa salsicha, rosbife!").
Após a genial participação do coro, há uma reprise do tema principal (Father's Shout), que logo some e dá origem à parte seguinte.

*Mind Your Throats, Please (15:28)
Mind Your Throats, Please (Controlem suas gargantas, por favor) é uma parte experimental, repleta de barulhos e sons agudos, misturados com colagens caóticas de metais. Pode-se ouvir uma voz dizendo algo como "Here's a loud announcement!" (17:30), então há um aumento na intensidade dos barulhos, até que há um som de explosão, que encerra a parte e dá origem à próxima.

*Remergence (17:56)
Remergence (Reunião) é, basicamente, uma colagem dos vários sons da música, com um piano, guitarra e percussão caóticos ao fundo. Vários metais vão surgindo devagar, até que ganham consistência e intensidade e culminam com uma voz gritando "Silence in the studio!" (19:07), e anunciando a repetição de Father's Shout, agora com mais destaque para os metais. Então começa uma reprise de Breast Milky, mas agora o solo é mais intenso e mais dramático. O solo termina com todos os instrumentos tocando juntos, com ampla participação dos metais e do coral, em um refrão modificado do tema da música, Father's Shout.
O som dos metais e da percussão prevalecem até que a música é encerrada de forma sublime após o coral e o som dos metais atingirem intensidade máxima.


Curiosidades:

A canção, foi a última, que teve a participação de alguém de fora da banda na composição Ron Geesin até "The Trial" do The Wall, o qual Bob Ezrin co-escreveu com Waters (isso se não contar a contribuição da Clare Torry em "The Great Gig In The Sky" o qual ela só foi creditada no DVD Pulse, devido a um acordo)

Quando Roger Waters ouviu David Gilmour tocando as partes de guitarra para essa música, ele disse que soava parecido com a música tema para o filme Sete Homens e um Destino





(Atom Heart Mother Suite)

01. Father's Shout
02. Breast Milky
03. Mother Fore
04. Funky Dong
05. Mind Your Throats, Please
06. Remergence





SENHA PRA DESCOMPACTAR: bestfloyd

2 comentários:

  1. Hey cara que administra o blog, se sabe me dizer se é verdade a história de que o Waters e o Gilmour criticaram essa música um tempo depois? Se naum me engano o Waters chegou a dizer que a música era um lixo... Cara naum é possível pq eles iam criticar uma música tão fantastica quanto Atom Heart Mother Suite ainda mais sendo obra própria deles?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Water e Gilmor hoje não gostam da música e do disco Atom Heart Mother. Porque com esse disco ele procuraram fazer um projeto muito audacioso e não conseguiram, ou desistiram. Uma música infinita, veja bem, com atenção você acha partes de One of these days, echoes e Speak to me, além de Summer 68 do mesmo álbum, dentro da suíte AHM.

    ResponderExcluir